quarta-feira, 24 de março de 2010

Johann Heinrich Schulze - Por Varoujan Kei 33/8B



Johann Heinrich Schulze ou Schultz, (Colbitz, 12 de maio de 1687 – Halle an der Saale, 10 de outubro de 1744) foi um professor e polímata alemão.
Schulze estudou medicina, química, filosofia e teologia, tornando-se professor de anatomia, dentre outros assuntos, na Universidade de Halle e na Universidade de Altdorf.
Sua contribuição mais notória para as ciências foi a descoberta que certos sais de prata, notavelmente cloreto e nitrato de prata, escurecem na presença de luz. Em um experimento conduzido em 1724 ele determinou que uma mistura de prata e carvão refletiam menos luz do que a prata não-oxidada. Embora não tenha fornecido meios de preservar a imagem, uma vez que o sal de prata continuava a escurecer na presença de luz, sua descoberta permitiu estabelecer os fundamentos de trabalhos posteriores na fixação de imagens. A primeira fotografia permanente baseada neste princípio foi feita em 1826 por Joseph Nicéphore Niépce em Paris.

Thomas Wedgwood


Thomas nasceu na Inglaterra em 1771.Desde a juventude, Wedgwood tornou-se interessado em desenvolver métodos de ensino, e parte de sua vida dedicada ao estudo das crianças a concluir que a maioria das informações para assimilar cérebros jovens vem dos olhos, e, portanto, está relacionado com a luz e imagens. Sua tentativa de criar imagens permanentes a partir do uso da luz pode ter sido uma tentativa de ajudar a melhorar o ensino, embora o levou a inventar a fotografia em si.
Wedgwood nunca se casou nem teve filhos. Seu biógrafo indicam que "nem as cartas nem a informação de que legou sua tradição familiar nos dizer da sua preocupação para toda a mulher fora do círculo dos seus relacionamentos."
Wedgwood foi destaque por sua importante contribuição para a tecnologia e por ser o primeiro homem que dedicou o seu esforço para pensar e desenvolver um método para copiar imagens visíveis quimicamente aos meios de comunicação permanente.
Em seus muitos experimentos com luz e calor - e possivelmente ajudou com a nitrato de prata seu tutor Alexander Chisholm e os membros do Lunar Society - Wedgwood primeiro usado potes de cerâmica com nitrato de prata revestido e tratado de papel e couro branco como a mídia impressa, e teve o maior sucesso com vitela branca. Embora inicialmente tentou criar imagens com um "camera obscura"Suas tentativas foram infrutíferas. Suas principais conquistas foram a impressão de um objeto de perfil através do contato direto com papel tratado, criando uma imagem do formato em papel e, através de um método similar cópia de vidro transparente lacado através do contato direto ea exposição à luz solar.
Algures na década de 1790, Wedgwood criou um método para o tratamento de papel quimicamente tingidas nitrato de prata e expor o papel à luz, com o objeto na luz, top naturais, preservando-se em um quarto escuro. O estabelecimento deste processo é repetitivo, em essência, o nascimento da fotografia como a conhecemos hoje. Wedgwood tornou-se assim um dos primeiros pesquisadores em fotografia - E certamente merece o título "Fotógrafo"A concepção de impressões e imagens. Deve-se notar, no entanto, ainda é a realização de novas descobertas no pré-história da fotografia está a ser feito pelos historiadores quase todos os anos.
Wedgwood morreu em 1805.

postado por Leonardo 8B 17

terça-feira, 23 de março de 2010

Carl Wilhelm Scheele


Carl Wilhelm Scheele foi um químico farmacêutico de origem sueca que nasceu em Stralsund, na Pomerânia, (hoje Alemanha, na época uma província sueca), no dia 9 de dezembro de 1742 (morreu no dia 21 de maio de 1786). Ele foi o responsável da descoberta de muitas substâncias químicas, tendo descoberto o oxigênio antes de Joseph Priestley (outro químido farmacêutico).
Carl trabalhou como farmacêutico em Estocolmo, de 1770 até 1775 em Uppsala. Seus estudos o levaram à descoberta do oxigênio e nitrogênio entre 1772-1773, cuja influenciou a publicação de seu livro "Chemische Abhandlung von der Luft und dem Feuer" ("Tratado Químico sobre Ar e Fogo") em 1777, perdendo parte da fama para Joseph Priestley, que descobriu independentemente o oxigênio em 1774.
Scheele descobriu também outros elementos químicos, como o bário (1774), o cloro (1774), o manganês (1774), o molibdênio (1778) e o tungstênio (1781), assim como diversos compostos químicos, incluindo o ácido nítrico, o glicerol e o cianeto de hidrogênio (também conhecido como ácido prússico). Além disso descobriu um processo semelhante à pasteurização.
Como muitos químicos da sua época, Scheele frequentemente trabalhou sob condições difíceis e perigosas, que explica a sua morte prematura. Que foi causada pela queda de um vidro contendo solução de ácido cianídrico (HCN), substância que ele mesmo descobriu e que ainda hoje é usada para casos de pena de morte nos Estados Unidos.

Feito por: Letícia Queiroga das Neves, nº18/8B

Johan Heinrich Schulze

Johan Heinrich Schulze foi um professor que pavimentou a historia da fotografia.Estudou medicina,quimica,filosofio e teologia.Sua contribuição mais notória para as ciências foi a descoberta que certos sais de prata, notavelmente cloreto e nitrato de prata, escurecem na presença de luz. Em um experimento conduzido em 1724 ele determinou que uma mistura de prata e carvão refletiam menos luz do que a prata não-oxidada. Embora não tenha fornecido meios de preservar a imagem, uma vez que o sal de prata continuava a escurecer na presença de luz, sua descoberta permitiu estabelecer os fundamentos de trabalhos posteriores na fixação de imagens.



victor martin baptista n 34

Abu Ali Hasan Ibn AL-Henrique

Abu Ali Hasan Ibn AL-Henrique foi um dos físicos que contribuiu para a óptica. Nasceu em 965 D.C em Basra, e foi educado em lá e em Bagdá.Morreu em 1040 D.C .
Em uma viagem para a Espanha, ele acabou se aperfeiçoando em Ciências (óptica, matemática, física, medicina), porem seus livros ficaram sempre em pendência.
Abu descobriu a lei da refração e descobriu fenômenos fisicos como sombras, eclipses, arco-íris, e especulou sobre a natureza física da luz. Ele é o primeiro a descobrir as diversas partes do olho, e explicar o por que enxergamos .Ele discorda da teoria de Ptolomeu e Euclides da visão de que os objetos são vistos por raios de luz que emana dos olhos, para Abu, os raios se originam no objeto de visão e não no olho. Por isso é considerado o pai da óptica moderna.
Em um de seus estudos, ele analisou uma ampliação de uma lente, as teorias da atração entre massas, contribuiu na matemática estabelecendo a ligação entre álgebra e geometria, estudou o movimento de um corpo, que parece ser a primeira lei do movimento, naquela época.

http://www.ummah.net/history/scholars/HAITHAM.html

Giulianna Mangabeira n°09 8b

Ângelo Sala - Marco Antonio nº22

Ângelo Sala nasceu em 1576 em Vicenza, na Itália. Ângelo foi um italiano físico - químico e médico. Sala realizou experimentos com a prata, que ajudaram na criação da fotografia. Sala nunca se formou em uma universidade, porém aprendeu química em Veneza. Sala sabia muito sobre medicina, pois, nunca se soube onde o mesmo adquiriu seus conhecimentos.
Sala atuo como químico por vários anos de sua vida, servindo alemães depois que deixou a Itália.
Uma das descobertas mais importantes de Sala, foi que a fermentação era um reagrupamento de partículas primárias que resultavam na formação de outras substâncias.
No dia 2 de outubro de 1637, Ângelo Sala morreu na Alemanha.

Publicado por Marco Antonio nº22

Link:

http://7c1histfoto.wetpaint.com/page/Angelo+Sala