
Carl Wilhelm Scheele foi um químico farmacêutico de origem sueca que nasceu em Stralsund, na Pomerânia, (hoje Alemanha, na época uma província sueca), no dia 9 de dezembro de 1742 (morreu no dia 21 de maio de 1786). Ele foi o responsável da descoberta de muitas substâncias químicas, tendo descoberto o oxigênio antes de Joseph Priestley (outro químido farmacêutico).
Carl trabalhou como farmacêutico em Estocolmo, de 1770 até 1775 em Uppsala. Seus estudos o levaram à descoberta do oxigênio e nitrogênio entre 1772-1773, cuja influenciou a publicação de seu livro "Chemische Abhandlung von der Luft und dem Feuer" ("Tratado Químico sobre Ar e Fogo") em 1777, perdendo parte da fama para Joseph Priestley, que descobriu independentemente o oxigênio em 1774.
Scheele descobriu também outros elementos químicos, como o bário (1774), o cloro (1774), o manganês (1774), o molibdênio (1778) e o tungstênio (1781), assim como diversos compostos químicos, incluindo o ácido nítrico, o glicerol e o cianeto de hidrogênio (também conhecido como ácido prússico). Além disso descobriu um processo semelhante à pasteurização.
Como muitos químicos da sua época, Scheele frequentemente trabalhou sob condições difíceis e perigosas, que explica a sua morte prematura. Que foi causada pela queda de um vidro contendo solução de ácido cianídrico (HCN), substância que ele mesmo descobriu e que ainda hoje é usada para casos de pena de morte nos Estados Unidos.
Feito por: Letícia Queiroga das Neves, nº18/8B
Nenhum comentário:
Postar um comentário